sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal [2]


Depois de muito resmungar em palavras e de me perguntar se esse foi um dos piores natais que já tive, se é que eu já tive piores e se é que esse é mesmo o pior, me lembrei de algumas outras coisas boas. Do tipo, antigo natais. Bem antigos. Do tempo que alguém se vestia de Papai Noel, com aquela barba falsa ou aquelas máscaras horríveis. Que as famílias se juntavam, não porque era Natal e todo mundo faz isso, mais porque era Natal e um data super especial, quando existia aquela magia. Quando eu acreditava que ele existia, se é que eu acreditei algum dia, eu não lembro. A única coisa que eu lembro é de uma natal na casa do meu avô e talvez o ultimo que teve ou o que eu mais me recordo, foi quando ele escondeu uma boneca debaixo da cama dele e me fez procurar. Lembro direitinho dele sentado na rua e eu, indo em baixo da cama dele, com uma cara toda feliz por ter encontrado uma boneca que tanto queria.
Agora me diz, pra onde foi tudo isso ? As histórias que Papai Noel entrava pela chaminé, que entregava os brinquedos de todos em uma noite, que só daria presente se a criança tivesse se comportado bem, que pais se vestiam de papai noel e chegavam com um saco enorme cheio de brinquedos e depois disfarçadamente voltavam, como se nada tivesse acontecido ? Cadê isso tudo ? Foi embora ? Uma pena.
Não que não faça diferença pra mim, talvez faça. Rir de alguém da família vestido numa roupa vermelha, grandona e com uma mascara de barba seria legal novamente, não ? É, seria.
E sabe mais de uma coisa ? Só porque perdemos um membro da família que eu digo com toda sinceridade do mundo, faz uma falta imensa, apesar de já ter passado um tempão, vamos deixar de fazer esses tipos de coisas, esses tipos de brincadeira, enfeitar a casa e odiar a data por isso ? Acho que não né. Acho que esse tipo de atitude não faz bem. Se a tal pessoa que se foi, gostava tanto dessa data, porque não voltar a comemorar da mesma maneira ? Eu sei, eu sei, muita coisa mudou e é uma barra comemorar sem quem era o foco principal pra tudo isso e sei, também, que a tal perda serviu pra evolução de muitos, mais não dava pra repensar ? Dizer que odeia essa data porque lembra momentos horríveis não me parece uma coisa legal pra se dizer, e não é. E também deixar de comemora-la só porque perdeu alguém, a alguns anos atrás, também não me parece uma coisa boa de se fazer.
Ah pelo amor de Deus, não pensem que eu sou uma pessoa fria que não se importa com os sentimentos dos outros e estou aqui, escrevendo esse monte de bobagens. Talvez por me importar demais é que esteja escrevendo tudo isso.
Eu, sinceramente, não me importo se não tem mais essas brincadeiras, os amigos secretos, a família toda reunida, bem que seria muito bom, chegar em um ambiente que todo mundo se dá bem, no qual vai ter um amigo secreto no qual todos vão morrer falando e ninguém vai acertar, que alguém vai se vestir de papai noel e continuar com essas histórias até as crianças crescerem, no qual todos se dão bem, porque são familiares e não brigaram por mesquinhagem ou por causa de noras ou coisas típicas do gênero. Mais enquanto nada disso volta como era antes, eu só lamento e vivo o Natal do jeito que surge. Não que eu esteja reclamando, bem capaz, são apenas comentários. Ou lembranças, como preferir.
Eu só queria que uma vez, uma vez mesmo, que a minha irmã que é pequena e talvez não dê tanta importância para isso, tivesse um natal como no qual eu me lembro. Que meu pai ou meu tio, qualquer um dos dois, se vista de papai noel e traga o presente pra ela, converse com ela vestido naquela roupa vermelha grandona e com aquela mascara ridícula ou pelo menos, enfeite a casa com aquelas luzinhas bonitinhas e um pinheirinho, no qual ela ajude a enfeitar uns dias antes :D. Embora eu não me lembre de ter feito isso.
Ai como eu viajo, ai como eu fantasio, ai como eu escrevo, ai como eu lembro. Era pra ter sido um post legal e não outro, reclamando de tudo. E ah, para, nem reclamei de tudo, talvez só tenha me lembrado, juntado tudo e escrito, que mal tem ? Pois é. Ah, me lembrei de uma coisa importante, Natal não é só depois da meia, é um dia inteiro, e eu aqui, reclamando que nem uma velha e talvez eu seja, uma adolescente com espírito de velha, vai saber. Então o que nós resta, aliás, me resta, é ver o que o amanhã me aguarda. É acordar pra ver, ui. E mais uma vez, Feliz Natal *-*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário