quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IV Semana Cultural

Mês passado, bem no final, conteceu a IV Semana Cultural da Escola Moura e Cunha. Graças a  Deus, esse ano, muito professores entraram na "luta" e se comprometeram a pegarem turmas e trabalharem em cima. Quer dizer, isso eu dizendo, em base a outras Semanas Culturais vistas.
Na do ano passado, o pessoal do terceiro ano fez um trabalho espetacular em cima do mundo das Drogas e seus efeitos, de uma forma diferente. Entre outras salas que mereceram reconhecimento, fiz até um post aqui e aqui. Esse ano não foi diferente, mas, para não ficar uma coisa repetitiva, eu vou falar de dois trabalhos em si. Mas antes disso, vou dizer algo mais.
Acho que esse tipo de trabalho feito pela escola, já que é o único colégio da Cidade que faz algo grandioso assim, merecia ter mais reconhecimento. Ano passado até teve uma matéria escrita no Jornal, e umas 3/4 fotos (inclusive tiradas por mim), por um dos professores do colégio. Mas não é só isso, parece que esse tipo de trabalho só é reconhecido, quando tem gente "importante" lá, tirando o Autor homenageado. E digo assim, como experiência de expectadora e de aluna (ex aluna), que já ralou duas vezes nisso, sei quanto o pessoal se mata, literalmente, para dar o melhor de si. Programam, esquematizam, decoram, passando horas dentro de uma sala, se estressam, se desentendem, mas fazem tudo com a maior dedicação. E esse que é o legal sabe, ver que as pessoas estão apresentando e dando o melhor de si, não só porque vão ganhar uma nota, mas sim porque se dedicaram e querem um merecimento e reconhecimento.
Sabe, eu canso de falar isso e tal, que muitos já deixaram de fazer porque é "obrigado", porque vai "ganhar nota" ou qualquer coisa do tipo, o que torna o trabalho mais proveitoso e admirável. Outra coisa, comecei a escrever tudo isso, porque estava vendo as fotos que uma outra menina tirou, e pensei "olhando essas fotos aqui, dos Projetos em si, acho que essa Semana Cultural deveria ser mais divulgado e ter mais reconhecimento", e foi praticamente tudo que eu disse anteriormente.
Bom, enfim, os dois trabalhos:

Primeiro, o da 6º série:
“Afinal... Que planeta queremos?”

É o primeiro Projeto Literário dessa turma, até porque eles são pequenos, e os projetos em gerais começa a partir da 7º, e dela para baixo, é feito outras coisas, nada parecido com sala temática. Mas enfim, essa turma de sexta série teve o auxílio de três grandes professores, que já me deram aula e me ensinaram muito, que começaram a apresentação, mas apenas dois deles. O projeto é divido em duas salas, a primeira, com uma pergunta enorme cobrindo toda a porta. "você viveria nesse mundo ?" ou "num mundo assim ?" algo assim, minha memória não é das melhores. Daí lá dentro, a sala era totalmente coberta de "lixo", na verdade são coisas recicláveis e jornais, e a sala é composta por panéis com fotos e reportagens, gráficos, assuntos ambientais relacionados a nossa cidade, e lá dentro, todos os alunos, um de cada vez, passa algum tipo de formação para nós. E sabe, me adimrou ver aquele monte de "crianças" falando com toda a porporção e certeza, passando uma mensagem legal. Deram um banho em muito em adolescente, tanto como requisito de apresentação, como de organização. E além de toda a apresentação, no meio da sala, existe um "jogo de tabuleiro", feito com coisas recicláveis.



Já na segunda sala, é um ambiente mais "limpo", chamaremos assim. No começo assim da sala tem exposto em uma mesa, uns artesanatos feito com coisas recicláveis. Ao lado dessa mesa, no teto, é tipo, desenhado, umas nuvens, e com partes de caixa de leite, são recortadas em formas de pingos, e em cada uma delas, todos os alunos, colocaram uma mensagem sobre o meio ambiente, ou o que eles gostariam que fosse feito para que acabasse com a poluição do mundo. Mais adiante, em uma mesa exposta, tinha uma Residência Sustentável, feita de papelão, se não me engano, e que foi explicado passo a passo quais as funções dela, contando com aproveitamento de luz solar para iluminação e coleta de água da chuva para uso interno. Depois, os alunos faziam um teatro, sobre um menino que estava sentado na praça de sua cidade, lendo um livro do autor homenageado, André Neves, A Seca, e então, começa a comunicar a todos da cidade que aconteceria uma seca, foi então que comentou também para sua mulher, mas ela não acredito nele e achou que estava ficando louco, então o internou e o deixou lá, quando a enfermeira perguntou o que fez ele parar lá, ele contou toda essa história para ela e ela acreditou nele, e juntos, tiveram a ideia de fazer um mutirão e limpar o lago da cidade, então se juntaram, mais com o diretor da casa para loucos e então foram limpar, até que então, aparece uma emissora e faz uma reportagem com eles e acaba assim. E só digo que eles arrasaram nesse teatro, simples e super compreensível. Com uma ótima mensagem, depois é feita uma dinâmica e ensinado como as pessoas devem reciclar o lixo. E a apresentação acaba.


Artesanato feito com coisas recicláveis.


Mensagens dos alunos com pedidos ou dicas de como se
pode melhorar o mundo.
  

Cenas do Teatros:







2 º ano:
“Do Olímpo à Contemporaneidade”

O trabalho que rendeu mais de 1000 visitas, organizado com a ajuda de quatro grandes professores, como todos os segundos anos reunidos, e mais de 100 personagens envolvidos, foi o grande destaque da Semana Cultural. Eu mesma, que assiste 3 vezes em dois dias, digo que o trabalho ficou espetacular. E digo também, que foi o trabalho que eu mais fotografei. Contando com a ajuda de uns dos alunos que se apresentou, vou contar o que se passou dentro desse grande projeto, que aliás, ainda vai se apresentar para a Universidade da Ulbra daqui da Cidade. Enfim: Segundo projeto da grande maioria dos alunos, contando que comentei do primeiro projeto deles aqui num post, no ano passado, na primeira sala teve uma introdução, aonde os Deuses estavam dando os poderes aos humanos. Na segunda sala, foi quando os filósofos tentam mostrar aos humanos que os Deuses são criaturas em que os humanos creem, e os Profetas tentaram mostrar que os Deuses existem e que eles iriam derrubar sua fúrias em cima dos humanos pelo erros cometidos. Na terceira sala é o julgamento, aonde os Deuses chegam ao ponto de achar que os humanos merecem mais uma chance, mas antes disso, é passado um vídeo sobre o que nós, humanos, estamos fazendo com o mundo em que vivemos. E, na quarta e ultima sala, tem os animes, encerrando por fim, as apresentações.

Primeira Sala:





Segunda Sala:

  




 Terceira Sala:



  




Quarta Sala:
Animes






 E é isso, espero que tenham gostado do post e que com isso, eu possa ter passado um pouco do quão lindo foi o trabalho desse pessoal aí.

2 comentários:

  1. eu queria uma dica de fazer algo para a minha escola eu sou nova na sala e vou fazer sozinha sera que vcs não podem dar uma dica?
    muito legal o que vcs fizerão vcs tão de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leticia, seja bem vinda por aqui. Olha, depende muito do que tu já pensou em fazer, o tema proposto pela escola ou turma, o que tu pode usar, fazer e não. Eu te recomendaria, como tu sendo nova na escola, fazer com algum outro grupo ou mais alguém, não que não possa ser sozinha, mas talvez tu consiga obter melhores resultados com mais alguém te ajudando, ideias conjuntas fluem. E outra, desculpa a demora para responder aqui. E mais uma coisa, se quiser alguma dica, não que eu seja apta a isso, mas me manda um email: reh_mcr@yahoo.com.br que tentarei te ajudar com todo o prazer. E obrigado, o trabalho ficou bem legal mesmo.

    ResponderExcluir