segunda-feira, 28 de março de 2011

As três peneiras de Sócrates

"Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
 
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
 
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
 
- Três peneiras? Que queres dizer?
 
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
 
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
 
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
 
Envergonhado, o homem respondeu:
 
- Devo confessar que não.
 
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
 
- Útil? Na verdade, não.
 
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti."

Precisa dizer mais alguma coisa ? Pois é. Isso é um FATO e tanto, embora eu só tenha ficado sabendo dessa "história" a duas semanas e nunca ter me passado pela cabeça fazer isso. Até porque, não passa na de ninguém, porque ninguém é santo ou coisa do tipo pra deixar de fazer algo por causa de algo dito por um filosofo, ah enfim, só postei porque achei interessante, achei que quem não sabia, deveria pelo menos conhecer, assim como eu, que aprendi esses dias, e o que não quer dizer que vou ficar me cuidando pra não fazer, mas talvez pense um pouco antes, não sei.

domingo, 27 de março de 2011

Quase sem Querer

Segundo um Twitter fã do Legião Urbana, e confirmado pelo Wikipedia, hoje, dia 27 de Março, Renato Russo faria 51 anos. Tenho certeza que já fiz uma homenagem pra ele aqui, naquelas, mas fiz, hoje, vou fazer outra, de uma forma diferente. Vou postar uma música dele que me apresentaram mês passado e é bem especial, fora que eu não paro de ouvir né, além de ser linda.




                                                        Quase sem Querer - Legião Urbana

Tenho andado distraído,
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso,
Só que agora é diferente:
Estou tão tranqüilo e tão contente.

Quantas chances desperdicei,
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém?!

Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar
Explicação pro que eu sentia.
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo
É sempre a pior mentira,
Mas não sou mais
Tão criança a ponto de saber tudo.

Já não me preocupo se eu não sei por que.
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você.

Tão correto e tão bonito;
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos!
Sei que, às vezes, uso
Palavras repetidas,
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?

Me disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto.

Já não me preocupo se eu não sei por que.
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você.

sábado, 26 de março de 2011

Quer saber de uma coisa ? Estava pensando agora, nesses negocios de religiões, crenças, no que acreditar e no que não acreditar e coisas do gênero. Sabe, acho que cada um, graças a Deus, tem o direito de acreditar no que melhor convem pra si, por isso que eu me resguardo tanto, acho que é por isso. Muitas pessoas não sabem que eu sou espírita, e não chamaria de rotulo e nem nada parecido, é uma crença, algo que eu levo pra mim. Tipo, ainda não sei se gosto de ter conversas do tipo, tenho certeza do que acredito e não vou deixar de desacreditar porque qualquer pessoa pensa ao contrário, não mesmo. Só tenho medo do que eu estar dizendo, seja mal compreendido, que as pessoas levem pra um lado que não tem nada a vê ao que eu quero chegar, se é que eu tenho que chegar em algum lugar. Ou que as mesmas, pensem que eu sou uma fanatica, que acredito fiel e cegamente nisso e que estou tentando fazer com o que os outros acreditem também. Não, não mesmo. Eu acredito sim e como qualquer pessoa, eu tenho as minhas dúvidas, que eu pretendo tira-las. Se eu to falando algo do tipo, é porque me perguntaram, tantas vezes eu já evitei de expor a minha opinião com base nos ensinamentos e coisas que eu aprendi com o espiristimo, pra evitar questionamentos ou até mesmo discussões. Não quer dizer também, que só porque eu ainda não sei se gosto de ter conversas do tipo, que eu vá ser mal educada e deixar de falar ou responder algo que me perguntam, bem capaz, só que só vou responder o que eu souber, ou pelo menos, ter uma base.
Sinceramente, não estou nem aí pro que vão pensar ou deixar de pensar por eu estar falando tal coisa ou acreditando nela, acho que o melhor que a religão faz, aliás, religião é uma palavra que eu sinceramente não gosto, parece um tipo de "rotulo", ou que poderia fazer, é com que as pessoas acreditassem em Deus acima de tudo e tentassem ou pelo se esforçassem, pra viver em harmonia. Tudo bem, eu não sou a pessoa mais santa do muito, aliás, NINGUÉM é, pra ficar falando esse monte de coisas, mas é a minha opinião, é o que eu acho, é o que eu não vou deixar de acreditar, e o máximo que se pode fazer, e é o que eu espero, é respeitar. Assim, como eu nunca desrespeitaria qualquer pessoa que viesse me falar das coisas que acredita. Outra coisa que sempre dizem e poucos fazem, eu sou uma, que é sempre agradecer a Deus as coisas boas que acontecem com a gente, mesmo que o dia não tenha sido o melhor de todos, só o fato de tu estar vivo e sobrevivido a ele, é uma grande coisa.
Sabe mais uma coisa, sempre que mexem com algo ligado a crença, eu fico, digamos "surtada" e saio escrevendo enlouquecidamente tudo isso, tenho certeza que já tenho algo por ai postado sobre isso, e com certeza, vai estar mais completo ou bem parecido com esse, o que só comprova o fato de que eu continuo acreditando nas coisas que digo, ou até mesmo que faço, aliás, não tenho porque ficar me explicando. Enfim, encerro por aqui.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Posso falar ? Não, seus malicioso, não ia dizer "quero te.." não, só ia dizer que to muito feliz, pelo blog ter passado de mil visitas, assim, sem mais nem menos. Sério, tipo, não tem o que dizer, to feliz mesmo *-*, de verdade. Eu não tinha a mínima noção que isso poderia acontecer um dia e fico satisfeita por ter acontecido, pra uns, pode não significar nada, pra mim, significa muito. É legal saber que tem gente que para pra ler, embora eu escreva umas besteiras as vezes. Eu não tinha noção, quer dizer, ainda não tenho, de quem, porque e o que lêem por aqui, até porque ainda meio desatualizadinho, sei lá, a inspiração, aquele linda, me abandonou, e eu nem sei o porque. Mas enfim, só queria agradecer de coração pro pessoal que para pra ler ai e fez isso aqui passar de mil visitas, ai que lindo *---------------*. Enfim, obrigado mesmo. Em breve, novos posts, ASSIM ESPERO.

quarta-feira, 16 de março de 2011


Uma garota de 5 anos de idade perguntou para o garoto que estava sentado ao lado dela o que era o amor. Ele respondeu: “O amor é quando você pega os meus chocolates da minha mochila todos os dias e eu ainda continuo colocando eles sempre no mesmo lugar"

sexta-feira, 11 de março de 2011


"Um cachorro não precisa de carrões, de casas grandes ou roupas de marca. Um graveto está ótimo pra ele. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou burro, esperto ou ridículo.
Dê o seu coração a ele que ele lhe dará o dele. De quantas pessoas você pode falar isso ?
 Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial
Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário ?" 
(Trecho do filme Marley & Eu)

Eu sei, a vontade é imensa de falar várias coisas sobre o filme, MAS, não vou fazer nada disso. Vou deixar os interessados na vontade e que a frase fale por si só, fora que o filme é lindo, eu chorei e me deu vontade de ler o livro, é. Sem mais.

domingo, 6 de março de 2011



"Ah, quem dera eu pudesse arrancar o coração do meu peito e atirá-lo na correnteza, e então não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças." 
                                                                 (Paulo Coelho)
Sabe, eu queria poder fazer isso mesmo. Apesar da frase ser bem dramática e não se aplicar ao Paulo Coelho que eu conheço, eu me identifiquei em parte com ela. Eu já quis e as vezes ainda quero, pegar a dor, não a minha, mas de muitos que me cercam e poder arranca-la, sabe, atirar pra bem longe, ou pega-la pra mim, pra que eles não sofram de tal forma. Mas, será que se isso fosse mesmo possível, seria o certo ? Será que se as pessoas sofrem ou estão passando por algo não é porque elas "precisam" passar por isso, pra crescer, amadurecer e então, aprender com a própria dor, já que não consegue aprender com as coisas óbvias ? Pois é né. Mas isso ainda não quer dizer muita coisa e nem muda o fato da idéia já ter passado por mim várias vezes e ela voltar, cada vez que eu me deparo com um problema de quem me cerca, quer dizer, nem sempre né. Mas, será que alguém pensaria da mesma forma por mim ? Não sei e isso não interessa, porque não ia mudar nada, acho. Enfim.

quarta-feira, 2 de março de 2011


Filha: Mãe por que as meninas comem chocolate quando algum menino parte o coração dela ?


Mãe: Porque o chocolate é doce e faz esquecer o quanto é amargo ter seu coração partido.

Filha: E por que os meninos bebem quando se separam das meninas?

Mãe: Porque a bebida é amarga e faz esquecer o quanto as meninas são doces.

15 anos, sem Mamonas Assassinas


Sabe, eu tava esperando muito por esse dia, pra prestar a minha sigela homenagem aqueles que se foram e fazem tanta falta pra música, pelo menos pra mim. Mamonas Assassinas fez parte da vida de muitos, principalmente da minha. Eu, com meus 2 aninhos, cantava as músicas sem parar e com nenhum pingo de malícia em relação a elas. Já ouvi várias vezes a minha mãe dizendo que um certo dia, nós indo pra praia, e eu fiz com que tocassem a fita, naquela época ainda era, deles a viajem toda. Fora que quando eles se acidentaram, era um dia antes do meu aniversário de três anos e a minha comentou, que embora tenha sido um aniversário lindo e uma comemoração perfeita, o dia ainda tinha aquele ar triste. E enquanto escrevo tudo isso, deixo tocar as músicas deles. Ai que saudades.
Sabe, não sei pra vocês, mas Mamonas Assassinas faz lá sua falta, tipo, quase que total. Eram pessoas que sabiam fazer música dando seu "ar da graça" sem ao menos se importar com o que os outros iriam pensar, fora que né, todos gostavam, cantavam e viravam cada vez mais fãs.


Confesso, sabe daqueles especiais que o Faustão ou o Gugu sempre exibem do Mamonas Assassinas, passando videos de apresentação, quer dizer, sempre aquela coisa repetida, mas que te faz lembrar e até mesmo chorar ? Pois é, eu gosto tanto de ver aquilo, me relembra o quanto eles eram bons no que faziam e o quanto divertiram muitos por ai a fora. Principalmente eu. Fora que né, foi uma das piores perdas da música, sem contar Cássia Eller, Cazuza e Renato Russo, mas assim, do estilo unicos, só eles mesmo. Outra coisa, pra quem já assistiu tantas e tantas vezes o tais 'especiais', sabe que um dos integrantes da banda, horas antes de entrar no avião, dizia que tinha tido um sonho de que o avião caia, pois é, e eu tenho uma musica ao vivo deles na qual o Dinho, vocalista, diz "décimo e último" se referindo ao cd que tinha vendido mais de 10 milhões de cópias, o que infelizmente, foi mesmo.
Enfim, acho que eu não preciso por nenhum trecho de música ou coisa do gênero porque qualquer um conhece o quanto são fodas as músicas, batidas e letras e o quanto sentem saudade disso. Pois é. E mesmo assim, eu não teria como escolher uma música pra por, APENAS, uma. Mas Robocô Gay, merece ser ouvida mais uma vez. 


Só mais uma coisa, Mamonas Assassinas é INSUBSTITUÍVEL, e sem querer causar qualquer coisa, Restart não tem nada a vê e muito menos vai chegar aos pés do que Mamonas Assassinas foi um dia.
Enfim, 15 anos sem Mamonas Assassinas, e digo por mim, FAZ UMA FALTA ! ):


Ah, mais um coisa, eu estava procurando umas coisas sobre e acabei abrindo um artigo que falava um pouco deles, ai nele dizia que uma gravadora vai lançar um documentário da vida deles, no dia 27 de maio, bem mais do que merecido né. O nome é "Mamonas, pra sempre" , o que eu acho digno. Mais informações aqui e aqui.